O acidente de Las Vegas obrigou a Williams a colocar peças de especificações anteriores no carro de Franco Colapinto e deixou o argentino em desvantagem no Qatar.
Colapinto sofreu um violento acidente na sessão de qualificação do Grande Prémio de Las Vegas e está a competir no Qatar com um carro menos evoluído do que o de Alex Albon.
Sem a nova suspensão da Williams e outros componentes que foram introduzidos pela equipa ao longo da temporada, Colapinto não foi além do último lugar na qualificação sprint em Losail.
“De certeza que há sempre áreas para melhorar o tempo por volta e há sempre sítios onde podemos encontrar um pouco da diferença que temos”, disse Colapinto.
“Mas acho que ainda estamos numa posição um pouco difícil com o carro e com as peças que temos. Penso que há coisas em que podemos trabalhar, mas, de momento, não é muito promissor.”
“Estava a perder pouco a pouco ao longo da volta, estava a perder quase em todas as curvas, o que é sempre a parte mais frustrante porque não há grandes pedaços de tempo de volta num só sítio.”
“Em alta velocidade estava bem, mas depois, nas curvas mais lentas e de meia velocidade, a frente estava a fugir a meio da curva e estava com muitas dificuldades ao nível do equilíbrio.”
James Vowles, diretor de equipa da Williams, admitiu que a formação de Grove não estava preparada para lidar com tantos acidentes fortes em 2024.
“Penso que as equipas não estão preparadas para aguentar seis acidentes graves”, afirmou. “De um modo geral, temos um stock de peças de cerca de quatro, talvez cinco, de cada componente. É mais ou menos aí que queremos estar. E, por isso, não é preciso muito tempo para perceber que, quando se tem cinco ou seis acidentes, estamos em apuros.”
“Foi um esforço enorme tanto da equipa de pista como da equipa da fábrica. Já tive pessoas que trabalhavam em part-time ou mesmo por turnos a perguntar o que mais podiam fazer para poderem participar. E é uma sensação incrível quando se faz parte de uma organização que se esforça ao máximo para garantir que temos dois carros na grelha todas as semanas.”
“É uma distração em relação a 2025, não há dúvida sobre isso. Não tanto para 2026, mas temos de nos esforçar para garantir que estamos aqui na pista a lutar com os nossos concorrentes à nossa volta.”