Alexander Albon garante que foi uma decisão “bastante fácil” terminar o seu contrato com a Nissan na Fórmula E para alinhar com a Toro Rosso na temporada de 2019 da Fórmula 1.
O piloto tailandês assinou com a Nissan para a temporada de 2018/2019 do campeonato de monolugares elétricos numa altura em que a Fórmula 1 era já um sonho distante.
No entanto, uma série de exibições impressionantes na Fórmula 2 colocou Albon no radar da Toro Rosso para a temporada de 2019, com a equipa a chegar a acordo com a Nissan para que o tailandês fosse libertado do contrato.
Desde então, Albon somou pontos em duas das suas quatro primeiras corridas na Fórmula 1 e foi considerado o ‘Piloto do Dia’ no Grande Prémio da China ao recuperar até ao 10º posto depois de ter arrancado da via das boxes.
Questionado sobre a sua decisão de desistir de um contrato na Fórmula E, Albon reconhece o risco envolvido mas acredita que não era possível recusar o sonho de chegar à Fórmula 1.
“Há sempre um risco quando vens da Fórmula E e fazes a transição”, disse Albon. “Mas quando tens seis anos e pensas em desporto motorizado, a Fórmula 1 é sempre aquilo que queres fazer.”
“É claro que até quando estava na Fórmula 2 o objetivo era sempre a Fórmula 1. Mas parecia cada vez menos provável e foi aí que fui para a Fórmula E.”
“Quando voltei a ter uma oportunidade, era muito claro para mim aquilo que queria fazer. É claro que há sempre menos estabilidade na Fórmula 1, mas também precisas de mostrar resultados na Fórmula E.”
“Da minha parte, não há arrependimentos. Não queres perder a tua única oportunidade na Fórmula 1. Foi uma decisão bastante fácil.”