Alexander Albon colocou a Toro Rosso de novo no topo da tabela de tempos ao estabelecer a volta mais rápida dos testes de pré-temporada em Barcelona.
Albon recorreu aos pneus mais macios disponibilizados pela Pirelli para estabelecer um tempo de 1:17.637 e ser cerca de um décimo de segundo mais rápido face ao Renault de Daniel Ricciardo.
O australiano, que também rodou com um R.S.19 equipado com o composto C5, realizou a melhor volta da semana para a Renault antes de entregar o monolugar a Nico Hulkenberg para a sessão da tarde.
Lewis Hamilton e a Mercedes mostraram os primeiros sinais de rapidez e executaram séries mais curtas de voltas na sessão da manhã. O britânico despediu-se da primeira semana de testes ao fazer o terceiro tempo com os pneus C4 – o segundo composto mais macio da Pirelli.
Com o ritmo a aumentar na ponta final do primeiro teste de pré-temporada, também a Ferrari atingiu a sua melhor marca da semana, com Charles Leclerc a utilizar os pneus C3 para ser quarto com o SF90.
Alfa Romeo e Haas, equipas que dispõem de uma unidade de potência da Ferrari, completaram os seis primeiros com Antonio Giovinazzi e Romain Grosjean, enquanto Pierre Gasly focou-se nas simulações com os pneus mais duros e foi sétimo.
Lando Norris foi oitavo depois de causar a única bandeira vermelha da sessão por ter perdido o controlo do McLaren numa volta lenta e quando a temperatura ainda estava muito baixa em Barcelona.
Robert Kubica estreou-se com o Williams FW42 em Barcelona e começou a preparar a temporada que marcará o seu regresso à Fórmula 1. O polaco terminou em décimo e atrás do Racing Point de Lance Stroll mas acumulou importantes quilómetros para a equipa britânica.
Classificação da manhã do quarto dia de testes em Barcelona