Embora afirme que o Alfa Romeo C43 não representa uma revolução face ao C42 de 2022, Jan Mounchaux, diretor técnico da equipa, explica que foram levadas a cabo alterações significativas na parte traseira do monolugar.
O engenheiro francês revelou durante o lançamento do novo carro da Alfa Romeo que a formação de Hinwil adotou uma filosofia diferente na secção traseira do C43.
“Identificámos as áreas onde pensámos que ainda havia potencial para desbloquear, potencial que não conseguimos desbloquear em 2022”, disse Mounchaux.
“Concentrámo-nos principalmente na parte traseira do carro. Quisemos ser suficientemente corajosos para dar o próximo passo em termos de desempenho na traseira, o que abriu a porta para muitas soluções que não pudemos implementar no ano passado.”
“Posto isso, decidimos mudar o eixo traseiro, refazer a suspensão traseira e, por conseguinte, o invólucro da caixa de velocidades, o que abre a porta para novos desenhos, especialmente em termos de arrefecimento.”
“No ano passado, durante a temporada, não foi possível fazer isso. O conceito que seguimos no ano passado chegou a uma espécie de planalto, e para desbloquear o nível seguinte de desempenho, tivemos de fazer todas essas mudanças, o que foi uma jornada bastante desafiante para nós, porque fizemos uma reestruturação bastante complexa.”
“Depois, evidentemente, trabalhámos no fundo do carro por causa dos novos regulamentos. Portanto, colocámos muitos esforços na parte traseira do carro, enquanto a frente será progressivamente desenvolvida durante a temporada.”
“É uma alteração bastante grande para nós, especialmente na carroçaria, o que não foi possível no ano passado porque tínhamos uma colocação bastante extrema dos radiadores. E não pudemos mudar isso durante a temporada.”
“Não é uma revolução, são soluções que já estiveram na grelha no ano passado, mas que não conseguiríamos implementar sem uma significativa alteração de filosofia.”
Mounchaux sublinhou ainda o trabalho efetuado pela Alfa Romeo para abordar os problemas de fiabilidade que marcaram a sua temporada de 2022.
“Durante a temporada, também ficou claro que tivemos problemas de fiabilidade, portanto há muitas coisas que mudámos no carro, mas também internamente, ao nível dos procedimentos”, acrescentou.
“Historicamente, sempre fomos muito fortes com a fiabilidade, mas no ano passado perdemos um pouco aquele que era um dos nossos maiores pontos fortes. Portanto, essa foi claramente uma das áreas em que mais nos focámos durante o inverno.”
“O carro ainda não rodou, portanto a fiabilidade é perfeita! Presumo que vá continuar assim. É melhor tocar na madeira, mas estou bastante confiante de que deixámos estes problemas para trás.”