Fernando Alonso diz que ficou encorajado com o facto de ter terminado tão perto do Ferrari de Charles Leclerc num fim de semana “mau” para a Aston Martin e “perfeito” para a Ferrari.
Em Baku, o piloto espanhol falhou o pódio pela primeira vez em 2023, vendo a bandeira de xadrez cerca de um segundo atrás do terceiro classificado Leclerc.
“O resumo do fim de semana é que a Aston teve um fim de semana complicado em Baku, com os problemas de DRS e de afinação”, disse Alonso. “Não fomos muito rápidos em nenhuma das sessões, mas ainda assim ficámos a um segundo do pódio, e a Ferrari teve um fim de semana perfeito.”
“Portanto, isso é muito encorajador para nós. Num mau fim de semana para a Aston, estamos a lutar pelo pódio contra uma Ferrari que estava num dos seus melhores fins de semana. Eles estavam na pole position para a sprint e na pole position para a corrida principal e ficaram apenas um segundo à nossa frente no domingo, o que é uma boa notícia.”
Alonso considera que a entrada do Safety Car na décima volta da corrida foi altamente benéfica para a Ferrari, uma vez que permitiu que a formação de Maranello descartasse os pneus médios mais cedo do que o previsto.
“Acho que eles tiveram sorte”, acrescentou. “O pneu duro tinha menos degradação do que o esperado.”
“Colocámos os pneus duros quando o Safety Car entrou e faltavam 38 voltas para o fim. Aguentou bastante bem, mas depois surgiram algumas nuvens no final e a temperatura baixou.”
“Penso que nos pneus médios, a Ferrari tinha uma degradação enorme. Portanto, numa corrida normal e quente, penso que eles teriam enfrentado mais dificuldades. Desta vez foi bom para eles, mas Miami será diferente.”