Fernando Alonso pediu desculpa pelos comentários que proferiu sobre Lewis Hamilton após a colisão entre ambos no Grande Prémio da Bélgica, mas sugeriu que o assunto apenas suscitou o interesse da imprensa pelo facto de o seu rival ser britânico.
Os dois pilotos colidiram quando batalhavam pela segunda posição na volta inaugural da corrida de Spa-Francorchamps, incidente que acabaria por ditar o abandono do heptacampeão do mundo.
Na altura, Alonso recorreu ao rádio para chamar o seu adversário de “idiota” e afirmar que o piloto da Mercedes “só sabe correr quando arranca de primeiro”.
Esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao Grande Prémio dos Países Baixos, o espanhol desculpou-se pelos comentários proferidos “no calor do momento”.
“Em primeiro lugar, o Lewis é um campeão, ele é uma lenda do nosso tempo”, disse Alonso. “E depois quando dizes algo – e lamento ter de repetir isto – contra um piloto britânico, há um enorme envolvimento da imprensa.”
“Se disseres algo sobre um piloto latino, tudo é um pouco mais divertido. Quando dizes algo sobre outros, é um pouco mais sério.”
“De qualquer forma, sim, peço desculpa. Eu não estava a pensar no que dizia. Não creio que haja muitas responsabilidades naquele incidente, para ser honesto. Olhando para as repetições, é um incidente de primeira volta, estamos todos muito próximos uns dos outros.”
Quando lhe perguntaram se achava mesmo que o seu adversário tem dificuldades em ser bem sucedido quando arranca no meio do pelotão, Alonso respondeu: “Não, não, não acredito nisso.”
“É algo que dizes no calor de momento. Nada do que eu disse é verdade, ou há factos que são totalmente o oposto. Portanto, tenho muito respeito por ele.”