Matt Harman, diretor técnico da Alpine, revelou que a equipa foi “agressiva” e seguiu um conceito “completamente novo” na conceção do seu carro de 2024.
O construtor de Enstone apresentou esta quarta-feira o carro de Pierre Gasly e Esteban Ocon para a próxima temporada.
Depois de ter caído para a sexta posição no campeonato de construtores em 2023, a equipa apostou numa reformulação total do seu monolugar.
“Maximizámos o potencial do A523 e, por isso, o A524 é completamente novo”, disse Harman.
“Descobrimos que o A523 estava a funcionar dentro de uma janela muito estreita. Isto era uma fraqueza, uma vez que significava que estávamos limitados naquilo que podíamos explorar com o carro. Havia características muito específicas em que ele prosperava.”
“Por isso, para o A524, o nosso objetivo é alargar esta janela tanto quanto possível para termos uma melhor oportunidade de maximizar o seu potencial.”
De acordo com a equipa, o A524 inclui um chassis totalmente novo, uma nova suspensão traseira, um sistema de travagem revisto para melhorar o arrefecimento, um novo nariz, uma nova asa dianteira e modificações no fundo.
“A abordagem ao A524 foi agressiva mas deliberada, uma vez que ao aplicar estas alterações, estamos a dar a nós próprios uma margem muito mais ampla para aumentar o desempenho nas próximas duas temporadas, mesmo que tenha havido algum compromisso para atingir determinados objetivos.”
“Levámos alguns elementos ao limite e, em alguns casos, para além disso. Este projeto começou logo no final da temporada de 2022. Começámos a fazer algumas experiências com o carro ao longo de 2023. Isso permitiu-nos destacar as áreas em que queríamos melhorar a aerodinâmica e a dinâmica do veículo.”