Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, afirma que o RB20 é uma terceira evolução do carro de 2022 da equipa e sugere que haverá monolugares “muito parecidos” com o da formação de Milton Keynes na grelha em 2024.
O construtor campeão em título apresentará o novo carro de Max Verstappen e Sergio Pérez no dia 15 de fevereiro.
Depois de ter dominado por completo a temporada de 2023, a equipa não adotará alterações radicais no seu carro, optando por dar continuidade ao conceito estreado em 2022.
No entanto, Newey refere que a aposta na manutenção do conceito não oferece garantias de sucesso à equipa, uma vez que essa pode ser uma abordagem demasiado conservadora.
“O nosso carro é uma terceira evolução do carro de 2022”, disse Newey.
“O carro do ano passado era uma evolução do carro de 2022 nos seus aspetos principais, com o desenvolvimento normal do inverno em termos de aerodinâmica, alguma compreensão sobre o que precisávamos de fazer com a suspensão e remoção de peso, porque não tínhamos conseguido chegar ao limite em 2022.”
“O carro deste ano é a terceira evolução do RB18 original. O que não sabemos, obviamente, é se a terceira evolução é muito conservadora e se os outros fizeram algo diferente.”
“Conseguimos conceber um carro decente que desenvolvemos durante 2022. E, obviamente, tivemos uma segunda metade de temporada muito forte em 2022.”
“Em 2023, na segunda temporada desses novos regulamentos, esperávamos completamente que a grelha se aproximasse. Portanto, fomos todos apanhados completamente de surpresa, principalmente eu. Não esperávamos mesmo o domínio que tivemos.”
“Este ano, pelo que entendi, muitos dos nossos rivais olharam de forma atenta e suspeito que haverá alguns carros muito parecidos com o nosso.”