Andrea Stella foi promovido ao cargo de diretor de equipa da McLaren na sequência do anúncio da saída de Andreas Seidl para a Sauber.
Stella iniciou o seu percurso na Fórmula 1 em 2000, exercendo a função de engenheiro da equipa de testes da Scuderia antes de se tornar Engenheiro de Performance de Michael Schumacher (2002-2006) e Kimi Raikkonen (2007-2008).
O italiano tornou-se engenheiro de corrida de Raikkonen em 2009 e desempenhou o mesmo papel com Fernando Alonso entre as temporadas de 2010 e 2014.
Stella juntou-se à McLaren como Chefe de Operações de Corrida em 2015, transitando para Diretor de Performance em 2018 e para Diretor de Corrida em 2019.
“Sinto-me privilegiado por assumir o papel de diretor de equipa na minha próxima etapa dentro da equipa McLaren”, disse Stella. “Estou grato ao Zak e aos acionistas pela confiança em mim, a todos os meus colegas e àqueles que me apoiaram ao longo da minha longa carreira na Fórmula 1.”
“Somos realistas quanto à quantidade de trabalho que temos pela frente para voltar a subir na grelha, mas estou entusiasmado e encorajado por fazer parte desta jornada juntamente com uma equipa cheia de talento, experiência, espírito de corridas e dedicação.”
“Estou ansioso por trabalhar de perto com cada um deles, o Lando e o Oscar, para juntos alcançarmos um grande sucesso e desfrutarmos da jornada.”
Zak Brown, diretor executivo da McLaren, acrescentou: “Estou muito satisfeito por ver o Andrea Stella assumir o papel de diretor de equipa e liderar o nosso programa técnico e operacional na Fórmula 1.”
“O Andrea é um membro altamente talentoso, experiente e respeitado da nossa equipa e possui um forte historial de liderança e sucesso na Fórmula 1. A sua passagem para este papel é um ótimo exemplo da força em profundidade que temos na nossa equipa. Estou entusiasmado por trabalhar mais de perto com ele com um foco conjunto na subida na grelha e nas vitórias.”
“Gostei muito de trabalhar com o Andreas. Ele proporcionou uma grande liderança à equipa e teve um papel significativo no nosso plano de recuperação e na viagem continua de regresso à frente da grelha. Agradeço-lhe pela transparência ao longo do processo, o que nos deu tempo para planear em conformidade.”