Mario Andretti estrear-se-á este fim de semana aos comandos de um carro de Fórmula 1 moderno em Laguna Seca.
O norte-americano, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1978, conduzirá um McLaren MP4/28A de 2013 numa demonstração inserida no evento Velocity Invitational, um festival de desporto motorizado californiano.
Esta oportunidade surge na sequência de uma promessa feita por Zak Brown em plena grelha de partida para a primeira edição do Grande Prémio de Miami.
Na altura, Brown tinha revelado que Andretti iria pilotar um McLaren durante o Grande Prémio dos Estados Unidos, mas a demonstração está agora agendada para Laguna Seca.
O próprio diretor executivo da McLaren entrará em pista com dois dos seus carros na vertente competitiva do evento: um Ford Capri RS 3100 1975 e um Holden WR-014 do campeonato australiano Supercars.
“Há dois anos, quando estivemos em Goodwood, eu sentei-me num carro atual de Fórmula 1 que eles lá tinham e foi incrível”, afirmou Andretti. “Eu disse que adorava experimentá-lo e o Zak respondeu: ‘Bem, eu vou fazer com que isso aconteça’. Mas depois ficou por aí.”
“Brincávamos um pouco sobre isso sempre que nos víamos e em Miami, em frente ao Martin Brundle, ele disse-o novamente, e desta vez diante de todo o mundo.”