Max Verstappen entrará para o último Grande Prémio do ano com o quarto título de campeão do mundo assegurado, mas existem ainda importantes posições por definir nas classificações dos pilotos e dos construtores. Na Fórmula 2, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar são protagonistas da luta pelo título mais renhida da história do campeonato.
Título de Construtores
Embora tenha conquistado o campeonato de pilotos com Verstappen pelo quarto ano consecutivo, a Red Bull não conseguirá renovar o título de construtores.
O RB20 do construtor de Milton Keynes não se revelou tão competitivo como o seu antecessor, o que originou uma temporada de altos e baixos para a equipa.
A Fórmula 1 terá, assim, um terceiro construtor diferente a sagrar-se campeão na era híbrida, depois da Mercedes e da Red Bull.
A McLaren chegou ao Grande Prémio do Qatar com a possibilidade de garantir o título, mas a penalização de 10 segundos de stop and go imposta a Lando Norris relegou o britânico para o décimo lugar na corrida e fez com que a Ferrari reentrasse na batalha.
As duas equipas saíram do Qatar separadas por 21 pontos, com vantagem para a McLaren.
O jejum de títulos da McLaren dura desde a temporada de 1998, enquanto a Ferrari se sagrou campeã pela última vez em 2008.
Vice-campeonato de pilotos
Com o desaire de Norris no Qatar e o segundo posto conquistado por Charles Leclerc na corrida disputada no passado domingo, o monegasco aproximou-se de forma significativa do britânico no campeonato.
Leclerc entrará no fim de semana com menos oito pontos do que o piloto da McLaren.
Norris tem um sexto lugar em 2021 e 2023 como a sua melhor classificação no campeonato, pelo que garantirá este ano uma nova marca a nível pessoal.
Caso consiga terminar o campeonato na frente de Norris, Leclerc repetirá o segundo posto obtido em 2022.
Sexto lugar no campeonato de construtores
A batalha pelo sexto posto passou a ser feita a três depois do surpreendente duplo pódio alcançado pela Alpine no Grande Prémio de São Paulo.
O construtor de Enstone tinha somado apenas 14 até à 20ª ronda, mas ascendeu da nona à sexta posição com os resultados recentes.
A Alpine, que substituiu Esteban Ocon por Jack Doohan para a ronda de Abu Dhabi, dispõe de cinco pontos de vantagem sobre a Haas e de mais 13 do que a VCARB.
A diferença em termos de prémio monetário entre um sexto e um oitavo lugar faz com que esta batalha seja particularmente importante para as equipas envolvidas.
Título da Fórmula 2
A discussão pelo título na Fórmula 2 promete prolongar-se até aos últimos metros da temporada, uma vez que o brasileiro Gabriel Bortoleto e o francês Isack Hadjar estão separados por apenas meio ponto após o Grande Prémio do Qatar.
Bortoleto, recentemente confirmado como piloto da Sauber para 2025, somou até agora 188.5 pontos na sua temporada de estreia na Fórmula 2 e conquistou vitórias nas corridas principais dos fins de semana de Spielberg e Monza.
Hadjar, que está a cumprir a sua segunda campanha na categoria, obteve mais triunfos ao longo do ano, mas foi prejudicado pelo facto de ter ficado fora dos lugares pontuáveis em três fins de semana.
No entanto, o francês da Campos Racing reduziu a diferença para o topo do campeonato e atingiu a marca dos 188 pontos ao terminar as duas corridas do Qatar em quarto e segundo.
Paul Aron, piloto de reserva da Alpine para 2025, também tem hipóteses matemáticas de chegar ao título, partindo para Abu Dhabi com menos 25.5 pontos do que Bortoleto.