O fim de semana do Mónaco tem sido marcado por um bizarro problema: a deterioração dos banners publicitários. Depois de Charles Leclerc, Logan Sargeant e Lando Norris terem ficado com adesivos publicitários presos nos seus carros, o diretor de equipa da McLaren avisou que a repetição do sucedido na corrida pode ser “catastrófica”.
Norris esteve em risco de ser eliminado na primeira fase da qualificação após uma parte de um banner publicitário ter ficado presa debaixo do seu McLaren.
O piloto britânico dirigiu-se às boxes para remover o banner e regressou à pista a tempo de assegurar a passagem ao Q2. No entanto, Andrea Stella revela que o problema resultou numa perda de downforce equivalente a três segundos por volta – o que seria extremamente prejudicial em condições de corrida.
“O que aconteceu no Q1 é algo que não deveria acontecer e não está de acordo com os padrões dos circuitos”, disse Stella.
“Apanhámos a faixa debaixo do carro e o carro perdeu downforce equivalente a três segundos por volta.”
“Não devia acontecer que o carro ficasse comprometido por este tipo de problemas que se verificam desde o primeiro treino livre. Os banners não se soltaram de repente na qualificação. Tem estado presente em todas as sessões e temos de o resolver.”
“Penso que hoje afetou o Lando de uma forma catastrófica do ponto de vista do desempenho. E, segundo sei, também afetou potencialmente o Leclerc. E alguns outros pilotos também.”
“Portanto, o que é que vai determinar exatamente o resultado da corrida de amanhã? A sorte, o facto de se levar os banners ou não? Ou queremos que o resultado seja o resultado da qualidade dos pilotos, do carro e das equipas? É preciso fazer alguma coisa.”
Norris referiu que os pilotos já tinham alertado para o problema no briefing com o diretor de corrida.
“Tive de parar para a tirar o banner e isso não devia acontecer na Fórmula 1”, afirmou Norris. “Na minha opinião, é um pouco disparatado. Dissemos isso, dissemos que ia acontecer de novo, e eles disseram que iam resolver o problema. Mas é óbvio que não foi resolvido.”
“Precisam de encontrar uma solução melhor do que apenas autocolantes. Estamos a tocar nos muros, mas não é aceitável que isso possa arruinar todo o fim de semana. Têm de encontrar uma solução melhor.”
Um porta-voz da FIA confirmou que alguns banners serão removidos do circuito e que os restantes serão monitorizados durante as corridas de suporte de domingo.