O Circuito de Barcelona anunciou que removerá a chicane do último setor para a edição de 2023 do Grande Prémio de Espanha.
Introduzida em 2007 por razões de segurança, a chicane foi recorrentemente alvo de críticas por parte dos pilotos por limitar as oportunidades de ultrapassagem no traçado catalão.
Esta segunda-feira, o traçado de Barcelona confirmou que uma nova configuração sem a chicane do último setor foi homologada com o Grau 1 da Federação Internacional do Automóvel e será utilizada na oitavo ronda do Mundial de 2023 da Fórmula 1.
O regresso à especificação original do terceiro setor deverá tornar o circuito significativamente mais rápido e melhorar o espetáculo em corrida, uma vez que os pilotos entrarão na reta da meta com mais velocidade, o que aumentará o efeito do cone de aspiração até à travagem para a primeira curva.
A instalação de barreiras TECPRO nas duas últimas curvas e um alargamento da escapatória da primeira curva são outras alterações que os responsáveis pelo circuito implementarão antes do Grande Prémio de Espanha.