Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, alterou a sua posição em relação ao projeto da Andretti e aconselhou a formação norte-americana a tentar entrar na Fórmula 1 através da aquisição de outra equipa.
Ben Sulayem interviu junto do órgão governativo do desporto para lançar um processo que permitisse que duas equipas se candidatassem a um lugar na grelha da Fórmula 1.
O projeto da Andretti foi o único a receber luz verde da FIA, mas acabaria por ser rejeitado pelos proprietários do desporto.
Depois de ter referido publicamente que apoiava a expansão da grelha da Fórmula 1, Ben Sulayem defende agora que a Andretti deveria tentar entrar no desporto através da aquisição de uma das dez equipas.
“Não tenho dúvidas de que a FOM e a Liberty gostariam de ver outras equipas, desde que sejam fabricantes”, disse Ben Sulayem.
“Eu aconselharia a Andretti a comprar outra equipa, não a vir como a 11ª equipa.”
“Sinto que algumas equipas precisam de ser renovadas. O que é melhor? Ter 11 equipas ou 10 e elas serem fortes?”
“Sem mencionar nomes, há equipas que estão em dificuldades. Com dificuldades de desempenho, com dificuldades até de gestão.”
“Trata-se de não perder uma oportunidade em que alguém como a General Motors com uma unidade motriz vem para a Fórmula 1. Imaginem o impacto. Temos três corridas na América e uma base de fãs enorme, mas não temos uma verdadeira equipa norte-americana.”
“Estou muito satisfeito por ter a Ford, mas imaginem ter a General Motors e imaginem ter mais pilotos americanos.”