O novo diretor de equipa da Ferrari esclareceu as declarações proferidas anteriormente e confirmou que Charles Leclerc terá luz verde para lutar com Sebastian Vettel em 2019. No entanto, Mattia Binotto também garantiu que a experiência de Vettel na Fórmula 1 levará a que o alemão seja o escolhido pela equipa caso alguma “situação ambígua” aconteça no início da temporada.
Leclerc substituiu Kimi Raikkonen ao lado de Vettel e Binotto confirmou no lançamento do novo SF90 que a equipa iria dar prioridade ao quatro vezes campeão do mundo se alguma “situação particular” surgisse.
Embora muitos tenham pensado que isso significaria que Leclerc fosse relegado para o papel de segundo piloto no seu ano de estreia na equipa, Binotto negou essas sugestões.
“Obviamente, os dois estarão livres para lutar”, disse Binotto. “Não vamos pedir ao Charles para ir devagar ou ao Sebastian para ser mais rápido que ele. Precisamos que os dois rodem ao máximo e tentem fazer o melhor possível.”
“No entanto, se houver alguma situação ambígua no início da temporada, o Sebastian é quem tem mais experiência. Ele está conosco há muitos anos e já conquistou campeonatos, por isso é o nosso campeão.”
Binotto espera que a definição do estatuto de cada piloto a partir do início do ano seja benéfica para uma equipa que no passado foi criticada por ser excessivamente vaga em relação às ordens dadas aos seus pilotos.
“Penso que também é bom para a Ferrari”, acrescentou. “Quando as tuas intenções são claras desde o início, não cometes erros quando surge uma situação ambígua.”