O brasileiro Gabriel Bortoleto sagrou-se esta sexta-feira campeão da Fórmula 3 em Monza.
Bortoleto, cuja carreira é gerida pela A14 Management de Fernando Alonso, surpreendeu os seus adversários ao triunfar na corrida principal da ronda de abertura no Bahrain e realizou uma temporada pautada pela consistência para garantir o seu primeiro título nos monolugares.
O piloto de 18 anos terminou o seu percurso no karting em 2019 e ingressou na Fórmula 4 Italiana com a equipa Prema em 2020, tendo concluído o campeonato na quinta posição.
Nas duas últimas temporadas, Bortoleto disputou a competitiva categoria Formula Regional European Championship by Alpine, obtendo o sexto posto após duas vitórias em 2022.
Este ano, na sua estreia na Fórmula 3 ao serviço da equipa Trident, Bortoleto impressionou ao superar rivais que o tinham batido em categorias inferiores, conseguindo duas vitórias, cinco pódios e duas voltas mais rápidas no caminho para o título.
Bortoleto entrou para o fim de semana de Monza com uma confortável vantagem de 38 pontos sobre o estónio Paul Aron e assegurou a primeira posição no campeonato após nenhum dos seus adversários diretos ter alcançado a pole position em solo italiano.
Este é o segundo título consecutivo de um piloto brasileiro nas categorias de promoção, depois de Felipe Drugovich ter chegado ao ceptro na Fórmula 2 em 2022.






