Lewis Hamilton considera que teve colegas de equipa “muito mais fortes” do que os pilotos que estiveram ao lado de Max Verstappen nos últimos anos.
O neerlandês da Red Bull tem dominado a temporada de 2023 da Fórmula 1 e caminha a passos largos para o seu terceiro título de campeão do mundo consecutivo.
Verstappen entrou para o Grande Prémio de Itália deste fim de semana com uma enorme vantagem de 138 pontos sobre Sergio Pérez, que tem estado longe do nível do seu colega de equipa.
Em Zandvoort, os dois pilotos da Red Bull ficaram separados por mais de um segundo na sessão de qualificação, diferença que Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes, admitiu não compreender.
Esta sexta-feira, em entrevista à Sky Sports, Hamilton referiu que não recebeu o mesmo crédito por ter batido pilotos como Valtteri Bottas por margens semelhantes.
“É interessante porque eu estava a correr esta manhã e estava a pensar nisso”, disse Hamilton.
“A narrativa que passa pela imprensa… Quando eu me qualificava meio segundo, seis décimos à frente do Valtteri, não diziam o mesmo que dizem hoje quando o Max se qualifica seis décimos à frente do Pérez – é um discurso muito mais exagerado.”
“Na minha opinião, o Valtteri, e na verdade todos os meus colegas de equipa, foram muito mais fortes do que os colegas de equipa que o Max teve.”
“Jenson, Fernando, George, Valtteri, Nico… Já tive tantos. Esses pilotos foram muito consistentes e o Max não correu contra ninguém assim.”
Quando lhe perguntaram se estava impressionado com a prestação de Verstappen em 2023, o britânico respondeu: “Temos visto isto ao longo da história.”
“Não estou mais impressionado do que quando o Michael liderava, quando o Sebastian liderava, quando o Kimi estava a pilotar ou quando o Fernando estava a ganhar. É o mesmo.”
“Quer dizer, acho que a equipa como um todo é uma das mais fortes. Ele estão a operar a todo o vapor agora.”
“O carro é incrível e o piloto está a fazer um trabalho incrível. São muito consistentes, a equipa de boxes, os mecânicos e os estrategistas estão a fazer um ótimo trabalho. Não lhes podes apontar o dedo.”