Valtteri Bottas, que garantiu a primeira posição na grelha de partida para a corrida sprint, será forçado a arrancar de último para o Grande Prémio de domingo em Monza.
O piloto finlandês superou o outro Mercedes de Lewis Hamilton na sessão de qualificação desta sexta-feira e partilhará a primeira linha da grelha com o seu colega de equipa na segunda corrida sprint da história da Fórmula 1.
No entanto, como estreou esta sexta-feira a sua quarta unidade motriz da temporada, Bottas arrancará inevitavelmente da última posição para a corrida de domingo, independentemente da classificação da prova sprint.
De acordo com a Mercedes, a troca de unidade motriz no carro de Bottas está relacionada com “razões estratégicas” e não com o surgimento de um problema em solo italiano.
Sergio Pérez incorreu numa penalização semelhante no Grande Prémio dos Países Baixos do passado fim de semana, ao passo que Lewis Hamilton e Max Verstappen também não deverão evitar uma nova troca de motor até ao final do ano.