Valtteri Bottas arrancará da primeira posição para a segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 após ter sido o mais rápido na sessão de qualificação em Monza.
O piloto finlandês estabeleceu um tempo de 1:19.555 com os pneus macios e terminou com 96 milésimos de segundo de vantagem sobre o outro Mercedes de Lewis Hamilton.
No entanto, independentemente do resultado da corrida sprint, Bottas arrancará para o Grande Prémio de domingo na última posição por estar a utilizar a quarta unidade motriz da temporada em solo italiano.
Max Verstappen envolveu-se numa batalha extremamente apertada com a dupla de pilotos da McLaren e garantiu o terceiro posto ao ser 23 milésimos mais rápido do que Lando Norris, que por sua vez bateu Daniel Ricciardo por apenas seis milésimos.
Pierre Gasly colocou o AlphaTauri na sexta posição e à frente dos pilotos da Ferrari, com Carlos Sainz a levar a melhor sobre Charles Leclerc.
Sergio Pérez não foi além do nono posto com o Red Bull e Antonio Giovinazzi, que alcançou o Q3 pelo segundo Grande Prémio consecutivo, fechou os dez primeiros.
Os Astons Martins de Sebastian Vettel e Lance Stroll, os Alpines de Fernando Alonso e Esteban Ocon ficaram pelo caminho na segunda fase da sessão.
Eliminados no Q1 ficaram o Williams de Nicholas Latifi, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Haas de Mick Schumacher, o Alfa Romeo de Robert Kubica e o outro VF-21 de Nikita Mazepin.
Classificação da sessão de qualificação em Monza







