Valtteri Bottas conquistou a oitava vitória da sua carreira num dramático Grande Prémio da Áustria em que o Ferrari de Charles Leclerc e o McLaren de Lando Norris também subiram ao pódio devido a uma penalização de Lewis Hamilton.
O piloto finlandês arrancou da pole position e nunca perdeu a liderança da corrida apesar da pressão aplicada por Hamilton e dos problemas enfrentados pela Mercedes no que à caixa de velocidades diz respeito.
Sendo um dos pilotos que aproveitou o segundo período de Safety Car para se deslocar às boxes pela segunda vez, Alex Albon realizou uma fase final de corrida muito rápida e parecia estar a caminho do seu primeiro pódio quando uma colisão com o Mercedes de Hamilton o atirou para fora dos pontos.
Responsabilizado por essa colisão, Hamilton incorreu numa penalização de cinco segundos e terminou fora do pódio apesar de ter sido o segundo a ver a bandeira de xadrez.
Charles Leclerc, que tinha lutado por posições mais modestas ao longo de toda a corrida, herdou um inesperado segundo posto para a Ferrari num fim de semana complicado para a Scuderia.
No entanto, ainda mais surpreendente foi o fantástico terceiro lugar de Lando Norris, que realizou a volta mais rápida ao cair do pano para terminar a menos de cinco segundos de Hamilton e roubar o pódio ao hexacampeão do mundo.
O piloto britânico é o terceiro mais jovem de sempre a subir a um pódio da Fórmula 1, depois de Max Verstappen e Lance Stroll.
Sergio Pérez, que também esteve envolvido na luta pelo pódio, recebeu uma penalização de cinco segundos por exceder a velocidade na via das boxes e não foi além do sexto posto, atrás do segundo McLaren de Carlos Sainz.
Pierre Gasly levou o AlphaTauri à sétima posição e Esteban Ocon obteve um oitavo lugar na corrida que marcou o seu regresso à Fórmula 1, enquanto o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi foi nono classificado.
Não evitando um pião na sequência de um toque no McLaren de Carlos Sainz na travagem para a Curva 3, Sebastian Vettel perdeu muitas posições e atrasou-se na luta pelos lugares pontuáveis, terminando apenas em décimo.
Nicholas Latifi estreou-se na Fórmula 1 com um 11º posto, o melhor resultado alcançado por Russell em 2019.
Max Verstappen, que pretendia tirar partido de uma estratégia de pneus diferente para lutar com os pilotos da Mercedes, arrancou da primeira linha e manteve a segunda posição após a partida, mas um problema mecânico no Red Bull acabou por forçar o holandês a abandonar na pista onde tinha triunfado em 2018 e 2019.
Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, George Russell, Kimi Raikkonen , Alex Albon e Daniil Kvyat juntaram-se a Verstappen na longa lista de abandonos, todos com problemas mecânicos nos respetivos monolugares.
Classificação do Grande Prémio da Áustria