Lewis Hamilton incorreu numa penalização de três lugares na grelha de partida por não respeitar as bandeiras amarelas no final da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria, o que significa que Max Verstappen será promovido à primeira linha e que um McLaren arrancará de terceiro em Spielberg.
O piloto britânico melhorou o seu tempo ao cair do pano para assegurar o segundo lugar na grelha de partida, mas fê-lo numa altura em que o seu colega de equipa tinha saído de pista.
Hamilton defendeu a sua posição ao afirmar que os postos de comissários tinham mostrado indicações contraditórias, agitando bandeiras amarelas e verdes em simultâneo, pelo que nenhuma penalização foi atribuída inicialmente.
No entanto, na sequência de um protesto da Red Bull, os comissários desportivos voltaram a analisar o incidente e, na posse de novas evidências, decidiram que Hamilton tinha mesmo cometido uma infração.
Sendo assim, Valtteri Bottas partilhará a primeira linha da grelha com Max Verstappen, enquanto a segunda linha será composta pelo McLaren de Lando Norris e pelo Red Bull de Alex Albon.