Valtteri Bottas conquistou a sua quarta pole position da temporada e a primeira em Silverstone ao bater o outro Mercedes de Lewis Hamilton por apenas seis milésimos de segundo.
O finlandês estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:25.093 na sua primeira tentativa na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Depois de ter cometido um erro na sua primeira volta, Hamilton melhorou nos instantes finais mas não conseguiu roubar a pole ao seu colega de equipa.
Charles Leclerc estava longe dos pilotos da Mercedes após a primeira tentativa mas também melhorou significativamente no final e ascendeu ao terceiro posto, ficando a apenas 79 milésimos de Bottas.
Embora a Red Bull não tenha repetido o ritmo evidenciado na Áustria, Max Verstappen ficou a menos de dois décimos do tempo de Bottas e assegurou o quarto lugar, ao passo que Pierre Gasly mostrou algumas melhorias ao ser quinto.
Sebastian Vettel realizou uma sessão de qualificação abaixo das expectativas e não foi além do sexto posto, longe da marca atingida pelo seu colega de equipa.
Daniel Ricciardo confirmou a boa prestação do novo motor da Renault ao liderar o segundo pelotão para garantir o sétimo lugar na grelha e partilhar a quarta linha com o McLaren de Lando Norris, o único MCL34 no Q3.
Alexander Albon esteve em bom plano e bateu claramente o seu colega de equipa para ser nono com o Toro Rosso, enquanto Nico Hulkenberg fechou os dez primeiros com o outro Renault.
Os Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen não passaram do Q2, bem como o McLaren de Carlos Sainz, o Haas de Romain Grosjean e o Racing Point de Sergio Perez.
Eliminados no Q1 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o Toro Rosso de Daniil Kvyat, o Racing Point de Lance Stroll e os Williams de George Russell e Robert Kubica.
Classificação da sessão de qualificação em Silverstone