Valtteri Bottas diz que é “especial” conquistar a pole position em solo britânico e diante de Lewis Hamilton, já que está ciente do domínio do pentacampeão do mundo em Silverstone ao longo dos últimos anos.
Bottas superou Hamilton por uns escassos seis milésimos de segundo e negou ao seu colega de equipa uma sétima pole em Silverstone – que seria também a quinta consecutiva.
“É uma sensação muito boa e faz-te lembrar da razão pela qual fazes isto”, disse Bottas, que nunca se tinha qualificado entre os três primeiros em Silverstone.
“É uma pista onde é difícil bater o Lewis. Todos sabem disso, ele sabe disso e eu sei disso. É isso que a torna ainda mais especial.”
Bottas estabeleceu um novo recorde do circuito na sua primeira volta rápida e esse tempo acabou por ser suficiente para bater Hamilton, que cometeu um erro no seu primeiro esforço e ficou a seis milésimos na segunda tentativa.
O finlandês está determinado em manter-se à frente do seu colega de equipa na corrida e recuperar alguns dos 31 pontos que o separam do líder do campeonato.
“Não foi fácil hoje e penso que todos estavam a cometer alguns erros, mas a volta foi suficientemente boa”, acrescentou. “Estou muito satisfeito.”
“Essa foi a primeira parte, mas o mais importante é amanhã. Tenho a certeza de que o Lewis não vai desistir da vitória e os Ferraris estarão na luta. Deve ser uma corrida divertida, estou aqui para ganhar, não para ser segundo ou terceiro.”