Embora não descarte uma mudança para os ralis no futuro, Valtteri Bottas afirma que o seu foco está “totalmente” na Fórmula 1 e que procuraria um lugar noutra equipa caso fosse substituído por George Russell na Mercedes.
O finlandês continua à espera de uma decisão da equipa para perceber se voltará a fazer parceria com Lewis Hamilton em 2022 ou se perderá o lugar para Russell, atual piloto da Williams.
Quando lhe perguntaram se a ingressão no Mundial de Ralis seria uma opção caso não conseguisse encontrar um lugar competitivo na Fórmula 1, Bottas respondeu: “Antes de mais, não gosto de pensar assim.”
“Tento sempre pensar positivo e sei o que quero e quero ficar com a equipa. Essa é a melhor hipótese de ganhar corridas no próximo ano e lutar pelo título.”
“Se por alguma razão isso não acontecer, procurarei outras opções na Fórmula 1, porque adoro a Fórmula 1 e acho que ainda tenho alguns bons anos pela frente.”
“E depois? Nunca digas nunca, não sei. Ralis? Gosto muito, é muita diversão. Sempre que estive dentro de um carro de ralis, estive a sorrir, portanto é muito divertido. Mas para fazeres disso o teu trabalho, pode ser bastante complicado: os pilotos são bastantes competitivos, fizeram-no toda a vida.”
“Mas nunca digas nunca a nada. Neste momento, foco totalmente na Fórmula 1 e, em primeiro lugar, neste fim de semana.”
Bottas admitiu ainda que juntar-se a outra equipa implicaria uma “mudança de mentalidade” após cinco temporadas com uma formação campeã do mundo.
“Estou a ser honesto e sim, é claro que seria um tipo de mentalidade diferente, seria um novo capítulo na minha carreira e a abordagem mental teria de ser diferente”, acrescentou. “Muito provavelmente não estaria a lutar por vitórias e pelo título, pelo menos no início, pelo que seria um novo projeto. Por outro lado, também poderia ser interessante.”
“Mas, como disse antes, as minhas intenções passam por manter o meu lugar, penso que agora fazemos uma equipa muito forte na Mercedes, por isso vamos ver.”