Valtteri Bottas conquistou a sua 15ª pole position na Fórmula 1 ao superar o seu colega de equipa por 97 milésimos de segundo em Imola.
O piloto finlandês estabeleceu um tempo de 1:13.609 na sessão de qualificação que marcou o regresso de Imola à Fórmula 1 e arrancará da primeira posição da grelha de partida pela quarta vez em 2020.
Lewis Hamilton partilhará a primeira linha da grelha com o seu colega de equipa após ter sido confortavelmente mais rápido do que Max Verstappen, que sobreviveu a um problema na unidade de motriz durante o Q2 para alcançar o terceiro posto.
Pierre Gasly continuou a brilhar e realizou o quarto tempo ao volante do AlphaTauri, colocando o AT01 na frente do Renault de Daniel Ricciardo e do Red Bull de Alex Albon.
Num Grande Prémio em que a Ferrari parece não estar tão competitiva como em Portugal, Charles Leclerc não foi além do sétimo lugar e partilhará a quarta linha com o AlphaTauri de Daniil Kvyat.
Os McLarens de Lando Norris e Carlos Sainz fecharam os dez primeiros na qualificação em Imola.
O Racing Point de Sergio Pérez, o Renault de Esteban Ocon, o Ferrari de Sebastian Vettel, o Williams de George Russell e o segundo RP20 de Lance Stroll falharam o acesso ao Q3.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Williams de Nicholas Latifi e o outro C39 de Antonio Giovinazzi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Emília Romana