Valtteri Bottas terminou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha no topo da tabela de tempos ao bater o Red Bull de Max Verstappen por 33 milésimos de segundo em Barcelona.
O piloto finlandês colocou o Mercedes na primeira posição depois de completar uma volta ao traçado catalão em 1:18.504 com os pneus macios da Pirelli.
Verstappen, cuja primeira tentativa com o composto mais macio da Pirelli foi abortada devido ao tráfego, ascendeu ao segundo posto no final da sessão, ficando assim à frente do outro Mercedes de Lewis Hamilton.
Lando Norris, que ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos, voltou a ser o “melhor dos outros” ao registar a quarta marca com o McLaren MCL35M.
Charles Leclerc e Carlos Sainz realizaram as suas voltas rápidas com pneus médios e foram, respetivamente, quinto e sexto classificados, diante do AlphaTauri de Pierre Gasly.
Sebastian Vettel (oitavo) e Lance Stroll (10º) colocaram os dois carros da Aston Martin entre os dez primeiros e ficaram separados pelo Red Bull de Sergio Pérez.
Robert Kubica, que substituiu Antonio Giovinazzi na manhã desta sexta-feira, causou uma bandeira vermelha na parte final da sessão ao imobilizar o Alfa Romeo na escapatória da Curva 10 na sequência de uma saída de pista.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha