Ross Brawn, que diz ter ficado “muito satisfeito” com a resposta “massiva e positiva” dos fãs ao novo formato de qualificação, admite que a decisão de atribuir a pole position ao vencedor da corrida sprint poderá ser alterada no futuro.
Embora Lewis Hamilton tenha sido o mais rápido na sessão de qualificação tradicional de sexta-feira, Max Verstappen é oficialmente o detentor da pole position por ter triunfado na qualificação sprint de 17 voltas em Silverstone.
“Deverá a sexta-feira ser a pole position? Há coisas, como essa, que discutiremos com a FIA e as equipas”, disse Brawn, diretor geral da Fórmula 1. “Mas penso que não podemos ser travados pela história. Precisámos de respeitar a história, mas nunca devemos ser travados pela história.”
“Já estamos a receber feedback massivo, feedback positivo, dos fãs nas redes sociais. Eles adoram-no. Mas haverá fãs que farão alguns comentários e dirão que não compreenderam ou apreciaram, teremos isso em conta também.”
Brown acredita que as primeiras impressões do novo formato são “muito positivas” e afirma que potenciais pequenas alterações serão estudadas após o fim de semana.
“Estou muito satisfeito”, acrescentou. “É um conceito completamente novo para a Fórmula 1. Penso que uma coisa que vimos foi que um piloto de corridas é um piloto de corridas e eles nunca vão facilitar.”
“Aquela primeira volta foi completamente sensacional, e depois tivemos os pequenos duelos no resto da corrida. O desempenho do Alonso foi sensacional, teve o meu voto para o melhor momento da corrida. Eu compraria um bilhete para isso sem pensar duas vezes, portanto estamos muito satisfeitos.”
“Vamos deixar a poeira assentar no fim de semana, passar algum tempo com a FIA e as equipas e tentar compreender se há algumas evoluções que queremos. Mas não vamos mudar o formato essencial este ano.”
“Penso que depois das três corridas podemos sentar-nos e ver para onde vamos a partir daqui. Mas até agora é muito positivo.”