Zak Brown, diretor executivo da McLaren, admite ter ficado surpreendido com o insucesso da parceria com Daniel Ricciardo e espera que o australiano possa voltar a mostrar as suas qualidades ao serviço de outra equipa em 2023.
Esta quarta-feira, Ricciardo e a McLaren anunciaram que o contrato entre ambas as partes chegará ao fim após o Grande Prémio de Abu Dhabi de 2022, um ano mais cedo do que o previsto.
“Penso que é justo dizer que estamos todos surpreendidos por não ter produzido mais resultados e mais prestações como a Monza”, disse Brown sobre a passagem de Ricciardo pela McLaren.
“É evidente que ele tem um currículo fantástico. Ele chegou como um vencedor de sete Grandes Prémios e deixa-nos um vencedor de oito Grandes Prémios quando temos nove corridas pela frente. Espero que ele encontre a sua forma num novo ambiente.”
Para além de ter recompensado Ricciardo com uma indemnização pelo término prematuro do contrato, a McLaren não impediu o piloto de se juntar a outra equipa no próximo ano.
“Não vou entrar em quaisquer detalhes contratuais, vou apenas dizer que chegamos a uma conclusão muito amigável”, acrescentou Brown.
“Estamos muito esperançosos de que o Daniel estará na grelha no próximo ano. Não temos nenhum conhecimento de quais podem ou não ser os seus planos, apenas sabemos do desejo dele de ficar na Fórmula 1, mas esperamos que ele esteja na grelha no próximo ano.”
“Nunca foi uma discussão entre Andreas e eu – nem o Daniel – considerar não permitir que ele corra no próximo ano, e esperamos que ele o faça. Ele é um amigo da família da McLaren e sempre será, e impedir um piloto de competir é certamente algo que nunca faríamos.”
Embora não exclua a possibilidade de Ricciardo vir a correr pela McLaren noutra categoria do desporto motorizado, Brown acredita que o piloto de 33 anos continua totalmente focado na Fórmula 1.
“Somos fãs do Daniel Ricciardo e temos outras atividades no desporto motorizado. Se isso fosse algo que interessasse ao Daniel, estaríamos dispostos a ter essas conversas. Vamos deixá-lo falar por si próprio, mas acredito que ele está muito focado na Fórmula 1 neste momento”, concluiu.