Zak Brown, diretor executivo da McLaren, planeia “fazer perguntas” após as sugestões de que as duas equipas da Red Bull trabalharam em conjunto para tirar o ponto da volta mais rápida a Lando Norris em Singapura.
Ricciardo roubou a volta mais rápida da corrida a Norris depois de ter parado para colocar pneus macios na fase final da corrida.
O facto de Ricciardo ter terminado fora dos dez primeiros significa que o ponto referente à volta mais rápida não foi atribuído a nenhum piloto.
Brown considera que a situação mostra que estava certo quando no início da temporada questionou a justiça de um construtor gerir duas equipas no mesmo desporto.
“É uma jogada de equipa A/B que não pensei que fosse permitida”, disse Brown. “Mas não foi a primeira vez que vimos isso e provavelmente não será a última.”
Questionado sobre se iria dar seguimento ao assunto, Brown respondeu: “Vou certamente fazer algumas perguntas.”
“É algo de que já falei no passado e penso que ilustra que isso acontece, porque penso que não teriam feito aquela paragem nas boxes noutras circunstâncias.”
“Não vai dar um ponto a ninguém, por isso acho que ilustra bem a questão em torno desse tópico.”
Sobre o mesmo tema, Andrea Stella, diretor de equipa da McLaren, acrescentou: “Não estava à espera disto.”
“Fiquei um pouco surpreendido por a prioridade máxima da RB em Singapura ser fazer a volta mais rápida da corrida.”
“Ao mesmo tempo, tenho tanta simpatia, apoio e amizade com o Daniel que estou feliz por ele poder acrescentar esta volta mais rápida ao seu currículo.”
“Não conheço os factos, apenas vi que os Racing Bulls tentaram a volta mais rápida e conseguiram-no.”
“Mas para mim, falar de desportivismo e assim por diante, acho que seria descabido.”
“Por isso, penso que temos de encarar a situação pelo seu valor nominal, eles conseguiram a volta mais rápida e, potencialmente, como parte de uma conversa a longo prazo, temos de colocar o desporto numa posição em que, em qualquer fase, seja na pista ou na fábrica, as equipas se comportem de uma forma totalmente autónoma, porque este é um Campeonato de Construtores, um Campeonato de Pilotos.”
“Não é um campeonato de coligação. Por isso, esta questão tem de ser definitivamente abordada.”
“Mas em nenhum momento tenho elementos para dizer que a Racing Bulls fez a volta mais rápida para apoiar a Red Bull. Simplesmente achei, como dizer, peculiar.”