Jost Capito, recentemente apontado como diretor executivo da Williams, acredita que a sua equipa pode replicar a recuperação levada a cabo pela McLaren e aproximar-se da frente da grelha nas próximas temporadas.
O alemão, conhecido por ter liderado Volkswagen Motorsport no período em que a equipa dominou o Campeonato do Mundo de Ralis, juntou-se no passado mês de Dezembro à Williams após uma reestruturação iniciada pelos novos proprietários da formação de Grove.
Capito, que também teve uma breve passagem pela McLaren em 2016, afirma que a Williams tem potencial para realizar uma recuperação semelhante à da equipa de Woking, que, recorde-se, terminou em terceiro no campeonato de construtores de 2020 após ter sido nona em 2018.
“Penso que a McLaren tem feito um trabalho fantástico nos últimos anos e a resposta é muito curta: não há razão para que não possamos fazer o mesmo”, disse Capito.
“Penso que temos todos os requisitos para que possamos fazer exatamente o mesmo. Estabelecer um prazo para isso é impossível, mas estou absolutamente convencido de que no mínimo podemos fazer o mesmo que a McLaren.”
Embora esteja confiante de que seja possível dar um passo em frente em 2021, a equipa agora gerida pela Dorilton está inevitavelmente focada em 2022, ano em que tirará partido do capital injetado pelos novos investidores para dar início a “uma nova era”.
“Fiquei muito impressionado com a Dorilton, eles são proprietários muito bons, com a mentalidade e os recursos certos”, acrescentou. “Estamos no início de uma nova era para a Williams. Eu definiria 2021 como um ano de transição para a equipa, onde o nosso objetivo é reduzir a diferença o máximo possível.”
“No entanto, os nossos recursos já estão focados em 2022 e nos novos regulamentos. É aqui que vemos a oportunidade de dar os primeiros passos significativos em termos de competitividade.”
“Mas somos realistas, nunca há uma solução rápida. O que estamos a desenvolver é um plano passo a passo de longo prazo para trazer esta grande equipa de volta para a frente da Fórmula 1.”