Segundo avançou o Motorsport.com, Carlos Sainz terá assinado contrato com a Renault, podendo correr pela marca francesa a partir do próximo Grande Prémio da Malásia – embora seja pouco provável que Sainz se estreie tão cedo.
Este contrato poderá ser a primeira peça do puzzle a encaixar-se que permitirá à Renault fornecer motores à McLaren a partir do próximo ano e, em sentido contrário, permitir também que a Toro Rosso passe a usar motores Honda.
A mesma publicação indica que Sainz foi usado como um “presente” por parte da Red Bull para que a Renault termine o contrato que a liga à Toro Rosso mais cedo do que o previsto, permitindo assim que a equipa de Faenza feche negócio com a Honda, abrindo também as portas à união entre McLaren e Renault.
Um puzzle complexo, mas que faz todo o sentido. Relembre-se que Carlos Sainz foi apontado à Renault durante a época passada e o próprio já mostrou a sua insatisfação por não poder “dar o salto” da Toro Rosso para a Red Bull. Na impossibilidade de assinar com a Red Bull, visto que Max Verstappen e Daniel Ricciardo deverão permanecer em Milton Keynes, o jovem piloto espanhol deverá ver com bons olhos uma mudança para a Renault.
Assim que a transferência de Sainz for oficial, deverá ser uma questão de tempo até que Toro Rosso e Renault anunciem a sua separação. De seguida, será novamente uma questão de tempo até que McLaren-Renault e Toro Rosso-Honda oficializem também os respetivos acordos.
O Motorsport.com avançou também que todos os anúncios deverão acontecer antes do Grande Prémio de Singapura.