Steve Nielsen, diretor geral da Alpine, admite que a equipa ficou desapontada com o facto de Franco Colapinto ter ignorado uma instrução para se manter atrás de Pierre Gasly na corrida de Austin.
Os dois pilotos do construtor de Enstone ocupavam a 17ª e 18ª posições na fase final do Grande Prémio dos Estados Unidos e estavam apenas à frente do Sauber de Gabriel Bortoleto.
Colapinto, que trocou para os pneus macios cinco voltas após o seu colega de equipa, tirou partido desse fator para se aproximar de Gasly nas últimas voltas da corrida.
Embora a equipa tenha pedido a Colapinto que não atacasse Gasly e continuasse a gerir o combustível, o piloto argentino ignorou essas ordens e atacou o francês na penúltima volta com uma manobra na travagem para a Curva 1, ascendendo assim ao 17º lugar.
“Do lado do Pierre, cobrimos uma ameaça de undercut e colocámos os macios um pouco mais cedo do que queríamos, e depois tivemos uma paragem nas boxes lenta, que vamos rever e retificar” disse Nielsen.
“O Franco conseguiu prolongar o seu stint para ter um delta de pneus no final da corrida, onde alcançou o Pierre. Demos instruções aos pilotos para manterem a posição, uma vez que estávamos a gerir o combustível com ambos os carros e havia a variável adicional do número de voltas que faltavam, com os líderes muito próximos.”
“Como equipa, qualquer instrução dada pelo muro das boxes é definitiva e hoje estamos desapontados por isso não ter acontecido, por isso é algo que vamos rever e resolver internamente.”