O formato da sessão de qualificação deverá permanecer inalterado em 2020 depois de as equipas não terem chegado a um consenso sobre a possibilidade de se realizar uma corrida de qualificação com a grelha invertida aos sábados.
Conforme esclarecido recentemente por Ross Brawn, foram abertas discussões relativamente à experimentação de mudanças no formato de qualificação, com o objetivo de tornar um fim de semana de Grande Prémio um pouco menos previsível.
Embora a maioria das equipas tenha aprovado esses planos, a medida não seguirá para a frente devido à oposição de duas equipas.
“O atual sistema de governação significa que precisamos de unanimidade para levar qualquer decisão para o próximo ano”, explicou Brawn.
“Inicialmente, as equipas disseram que concordariam com isso, mas duas equipas manifestaram-se contra na última reunião.”
“Queríamos experimentar um formato diferente num pequeno número de corridas em 2020, com uma grelha invertida com base na ordem do campeonato para a corrida de sábado, cujos resultados determinariam a ordem da grelha para a corrida final.”
“Pensei que era uma ideia fascinante. Os pilotos estavam um pouco nervosos, o que consigo perceber, mas estávamos apenas a pedir uma oportunidade para experimentar o formato durante três corridas.”