O primeiro treino livre para o último Grande Prémio do ano contará com a presença de dez pilotos rookies.
Desde 2022, os regulamentos da Fórmula 1 estipulam que cada equipa deve utilizar pilotos rookies em pelo menos duas sessões de treinos livres ao longo da temporada.
Este ano, nove das de< equipas do pelotão esperaram pelo derradeiro fim de semana da temporada para cumprir as suas obrigações.
Por ser a única equipa que ainda não colocou um rookie no seu carro em 2023, a Red Bull entrará em ação com dois pilotos não titulares em Yas Marina: Jake Dennis, campeão em título da Fórmula E, e Isack Hadjar, membro da academia da formação de Milton Keynes.
Frederik Vesti (Mercedes), Robert Shwartzman (Ferrari), Jack Doohan (Alpine), Felipe Drugovich (Aston Martin), Théo Pourchaire (Alfa Romeo) e Oliver Bearman (Haas) são todos pilotos que já participaram numa sessão durante o ano e que regressarão ao volante dos carros das respetivas equipas em Yas Marina.
Na McLaren, Pato O’Ward, piloto da equipa na IndyCar Series, estará aos comandos do carro de Lando Norris, enquanto a Williams promoverá a estreia no britânico Zak O’Sullivan numa sessão de treinos livres.
Pilotos rookies presentes no primeiro treino livre para o Grande Prémio de Abu Dhabi
Jake Dennis (Red Bull)
Isack Hadjar (Red Bull)
Fred Vesti (Mercedes)
Robert Shwartzman (Ferrari)
Jack Doohan (Alpine)
Pato O’Ward (McLaren)
Felipe Drugovich (Aston Martin)
Theo Pourchaire (Alfa Romeo)
Oliver Bearman (Haas)
Zak O’Sullivan (Williams)