Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Aston Martin, sublinhou o “brilhante” comportamento do “muito íntegro” e “genuíno” Sebastian Vettel ao longo da temporada de 2021.
O quatro vezes campeão mundial juntou-se em 2021 à formação de Silverstone após um período de seis anos ao serviço da Ferrari.
Embora o AMR21 tenha significado um passo atrás para a Aston Martin em termos de desempenho, Vettel subiu ao pódio no Grande Prémio do Azerbaijão e repetiu o feito na ronda da Hungria, antes de ser desclassificado dos resultados da corrida devido a uma irregularidade técnica.
Fora das pistas, o alemão alertou frequentemente para questões como a preservação do ambiente, a desigualdade de género ou a defesa dos direitos da comunidade LGBT+.
“Ele tem sido brilhante”, disse Szafnauer. “Ele é um homem tão íntegro, trabalha arduamente, tem uma grande ética de trabalho e não deixa nenhuma pedra por virar.”
“Os engenheiros gostam de trabalhar com ele e os mecânicos adoram-no como pessoa. Ele é simplesmente um tipo genuíno. E isso leva-te muito longe na vida.”
“Eu conheço-o há 15 anos, todos os outros que trabalharam de perto com ele falavam dele da mesma forma que eu falo agora. Socialmente, também consegui ver estes traços. Por isso, não fiquei surpreendido, mas fiquei muito satisfeito por ver as ações dele confirmarem o que eu pensava.”
Szafnauer destacou ainda a forma como Vettel se empenhou para extrair o máximo do pacote da equipa em 2021.
“Ele demorou cerca de quatro corridas para nos conhecer, para conhecer o carro, a unidade motriz, e a partir daí fez um bom trabalho”, acrescentou Szafnauer.
“A maior qualidade dele como piloto é simplesmente trabalhar incansavelmente para se tornar cada vez mais rápido. Ele fá-lo até nas corridas. Quando ele começa uma corrida, ele vai olhar para outros pilotos e para as linhas que eles seguem durante a corrida, para ver se pode aprender a ser mais rápido ou a poupar mais os pneus. Para mim, esse é o seu maior trunfo.”