O ‘efeito solo’ será uma das bases do regulamento que marcará a entrada de novos monolugares em 2021. Os proprietários do desporto estão convencidos de que o regresso do conceito aerodinâmico é fundamental para que os carros possam correr mais juntos em pista.
Fórmula 1, FIA e equipas estão em constante conversação para a finalização dos novos regulamentos e os primeiros detalhes sobre os planos de 2021 foram hoje revelados.

Como mostra a ilustração do Motorsport.com, as novas regras giram em torno de uma revolução na forma como um carro produz downforce. A ideia é descartar os complexos dispositivos aerodinâmicos em vigor, especialmente na asa e nos bargeboards. Haverá, por exemplo, uma asa dianteira muito mais simples e menos sensível.
No entanto, a maior mudança acontecerá debaixo do carro, com uma série de tubos a alimentarem um difusor duplo que produzirá muito do downforce do monolugar.
O conceito é semelhante àquele que foi utilizado no final da década de 70 pela Lotus (como mostrado abaixo) e que viria a ser banido em 1983.

“Queremos fazer com que os carros se possam seguir uns aos outros mais facilmente e possibilitar mais batalhas entusiasmantes”, disse Nikolas Tombazis, diretor do departamento técnico de monolugares da FIA.
“Queremos ter pneus que permitam aos pilotos lutar uns com os outros sem degradação e evitar que só seja possível atacar num curto período de tempo.”
“Os carros serão mais simples que os atuais porque muitos dos componentes mais pequenos foram removidos, especialmente à frente dos sidepods. As asas dianteiras são mais simples e há um difusor que passa por baixo do carro.”






