A Fórmula 1 revelou hoje uma série de novos gráficos para a época de 2020, desenvolvidos em conjunto com a Amazon Web Services, com o primeiro conjunto a aparecer no Grande Prémio da Áustria.
No início da temporada de 2020, no Red Bull Ring, será estreado o novo gráfico “Car Performance Scores“, comparando em tempo real o desempenho dos diferentes carros ao longo da volta, analisando curvas de baixa velocidade, curvas de alta velocidade, desempenho em linha recta e comportamento do carro. Os dados serão recolhidos a partir dos 300 sensores que estão presentes em cada monolugar. Ao longo da época, serão ainda lançados cinco novos gráficos:
– Ultimate Driver Speed Comparison: permitirá aos fãs comparar os pilotos atuais aos outros pilotos da história, recuando até ao ano de 1983. A estreia terá lugar no Grande Prémio do 70º Aniversário, em Silverstone.
– High-Speed/Low-Speed Corner Performance: irá analisar o desempenho dos pilotos nas curvas rápidas (superiores a 175 km/h) e nas lentas (abaixo de 125 km/h). A estreia será no Grande Prémio da Bélgica, em Spa.
– Driver Skills Rating: Vai pontuar os pilotos tendo como base factores como o desempenho na qualificação, partida, ritmo de corrida, gestão de pneus e estilos de ultrapassagem/defesa. Esta estreia terá lugar na segunda metade da temporada.
– Car/Team Development & Overall Season Performance: resultados das equipas nas corridas serão utilizados para analisar a performance ao longo da temporada. Irá estrear na segunda metade da época.
– Qualifying and Race Pace Predictions: dados dos treinos e voltas de qualificação serão utilizados para prever o desempenho das equipas durante a qualificação e a corrida. Mais uma vez, a estreia será na segunda metade da época.