Dois icónicos monolugares pertencentes à coleção pessoal de Nigel Mansell irão a leilão num evento que decorrerá à margem do Grande Prémio Histórico do Mónaco.
Um Ferrari 640 de 1989 e um Williams FW14 de 1991 serão dois dos destaques do leilão promovido este sábado pela RM Sotheby’s no principado.
Estima-se que os dois carros ex-Mansell possam ser licitados por cinco e três milhões de euros, respetivamente.
Ferrari 640
O chassis 105 do 640 de 1989, o primeiro carro apresentado após o desaparecimento de Enzo Ferrari, foi utilizado por Mansell em 11 Grandes Prémios da temporada de 1989.
Embora os problemas de fiabilidade tenham forçado Mansell a abandonar em seis dessas 11 corridas, o britânico conquistou triunfos nos Grandes Prémios do Brasil e da Hungria.
Em Portugal, na última corrida deste chassis, Mansell estava inserido na luta pela vitória até ao período de paragens nas boxes, que motivou uma atribulada sucessão de acontecimentos: o piloto da Ferrari falhou a garagem da sua equipa, fez marcha-atrás e acabou desqualificado – penalização da qual não tinha conhecimento, o que o levou a entrar numa luta com Ayrton Senna que viria a culminar num acidente.
Segundo a leiloeira, o carro permanece exatamente na mesma condição desde a corrida disputada no Autódromo do Estoril em 1989.
Williams FW14
Desenhado por Adrian Newey, o Williams FW14 é considerado um dos carros tecnicamente mais avançados da história da Fórmula 1.
Nas mãos de Mansell, o chassis a leilão alcançou cinco vitórias e dois outros pódios na temporada de 1991.
Mansell terminou sete das dez corridas que disputou com o chassis FW14-B e nunca viu a bandeira de xadrez abaixo da segunda posição, o que diz bem do potencial do monolugar da equipa britânica.
Foi também com este chassis que Mansell participou no Grande Prémio da Grã-Bretanha, evento em que Mansell deu boleia a Ayrton Senna em Silverstone, imagem que se viria a tornar uma das mais icónicas da Fórmula 1.
O FW14 de 1991 viria a servir de base para o FW14B, carro que daria a Mansell o seu título de campeão do mundo de Fórmula 1 no ano seguinte.