É o primeiro passo no caminho para um novo ciclo de vitórias, diz Mattia Binotto. Como tinha prometido após o Grande Prémio da Hungria, o italiano optou por não avançar com quaisquer despedimentos, apostando, pelo contrário, na criação de um novo departamento relacionado com o desempenho do monolugar.
Depois de ter terminado o terceiro Grande Prémio do ano com os seus pilotos em sexto e 11º, a Ferrari ocupa apenas o quinto posto no campeonato de construtores, com a equipa a admitir que o desempenho do SF1000 não está a corresponder às expectativas.
O novo departamento de desenvolvimento de desempenho será supervisionado por Enrico Cardile, que ocupava anteriormente o cargo de chefe de aerodinâmica da Ferrari.
De acordo com a equipa, as outras principais áreas permanecerão inalteradas, com Enrico Gualtieri a ser o líder no que à unidade motriz diz respeito, Laurent Mekies a representar as funções de diretor desportivo e Simone Resta a encabeçar o departamento de engenharia do chassis.
“Como sugerimos há uns dias, estamos a fazer alterações no lado técnico da organização para acelerar os processos de design e desenvolvimento ao nível do desempenho do carro”, disse Binotto, diretor de equipa.
“Uma mudança de direção era necessária para definir linhas claras de responsabilidade e processos de trabalho, reafirmando ao mesmo tempo a fé da empresa no talento do grupo técnico.”
“O departamento liderado pelo Enrico Cardile poderá contar com a experiência de Rory Byrne e de engenheiros reputados como David Sanchez. Será o pilar do desenvolvimento do carro.”
“Acreditamos que o pessoal da Ferrari é do mais alto nível e não temos nada a invejar sobre os nossos principais adversários neste aspeto, mas foi necessário fazer uma mudança decisiva, elevando a fasquia em termos das responsabilidades dos líderes do departamento.”
“Já o dissemos várias vezes, mas vale a pena repetir: começamos a lançar as bases de um processo que nos deve levar a um novo e duradouro ciclo de vitórias. Demorará algum tempo e sofreremos dificuldades como a que estamos a enfrentar agora em termos de resultados e desempenho.”
“No entanto, devemos reagir com força e determinação para voltar ao topo deste desporto o mais rápido possível. É isso que todos queremos e é isso que os nossos fãs em todo o mundo esperam de nós.”