Carlos Sainz, alvo de uma multa de 25 mil euros por impedir Lance Stroll nos treinos livres no Mónaco, admite não entender a razão pela qual os pilotos da Williams não foram investigados por terem cometido a mesma infração durante o Grande Prémio.
O piloto da Ferrari, que assumiu a responsabilidade pelo incidente com Stroll na terceira sessão de treinos livres, acabaria por estar na pele do canadiano numa altura mais avançada do fim de semana.
Durante a corrida, ambos os pilotos da Scuderia ficaram retidos atrás dos monolugares da Williams: Nicholas Latifi demorou cerca de meia volta a ceder a posição a Sainz, enquanto Alex Albon ignorou 16 bandeiras azuis e manteve-se à frente de Charles Leclerc durante quase uma volta, vindo perder a posição para o monegasco ao sair em frente na Curva 1.
“A situação do tráfego no Mónaco é sempre muito difícil”, disse Mattia Binotto, diretor de equipa da Ferrari. “Nós fizemos o nosso melhor e acreditamos que o impedimento que ele [Sainz] fez não foi certamente perigoso.”
“Não estamos muito satisfeitos com a multa, acreditamos que não foi a decisão certa, porque acreditamos que como equipa e piloto, fizemos o nosso melhor para evitar a situação na altura. Temos de aceitar essas decisões, mas isso não significa que concordemos com elas.”
Sainz, segundo classificado no Mónaco, considera que o tráfego lhe roubou a possibilidade de se estrear a triunfar na Fórmula 1 e pede mais consistência à direção de corrida.
“O que não percebo é porque é que fomos multados em 25 mil euros como equipa por impedimento enquanto outros casos não são investigados e outras pessoas não são multadas exatamente pela mesma coisa”, afirmou Sainz.
“Isso custou-nos a corrida e não houve qualquer ação dos comissários desportivos. E isso foi um impedimento a sério. É aqui que queremos mais clareza. Queremos mais consistência. É tão simples quanto isso.”
“Podem entender a frustração e o que eu estava a sentir, porque sabia que a minha corrida se baseava naquela volta de saída das boxes. E assim que saí das boxes, patinei com os pneus slicks e ele [Latifi] conseguiu ultrapassar-me.”
“Sabendo que eu estava a liderar a corrida naquela altura, ele podia perfeitamente ter ficado atrás de mim ao invés de me ultrapassar enquanto eu tenho de permanecer à direita da linha amarela. Depois disso, tive de o seguir até à saída da Curva 8. Ele saiu da frente no túnel, mas nessa altura, eu já tinha perdido o aquecimento do pneu.”