Unidade motriz, caixa de velocidades e suspensão traseira foram as áreas totalmente modificadas pela Ferrari para a temporada de 2021, confirmou a equipa de Maranello durante o lançamento do SF21.
Com o intuito de regressar à luta pelas posições cimeiras após não ter ido além do sexto lugar no campeonato de construtores em 2020, a Scuderia revela ter levado a cabo uma “mudança radical” na traseira do seu novo carro.
“Quando começamos a trabalhar no SF21, tivemos de escolher de imediato qual a parte do carro em iríamos fazer uma mudança radical”, explicou Enrico Cardile, diretor do departamento de chassis da Ferrari.
“Escolhemos a traseira, criando uma nova transmissão e uma nova suspensão. Isso, juntamente com o trabalho feito pelos nossos engenheiros na unidade motriz, deu-nos uma traseira muito mais afunilada em comparação com o SF1000.”
“A aerodinâmica foi uma das áreas mais afetadas pelas alterações regulamentares. É por isso que, quando começamos a trabalhar na aerodinâmica do carro, estabelecemos dois objetivos: aumentar a carga aerodinâmica perdida devido aos regulamentos e reduzir o arrasto.”
Embora tenha optado por gastar os dois tokens de desenvolvimento na traseira do seu carro, a Ferrari também se esforçou para evoluir a frente do SF21 de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
“As alterações na frente do carro foram menos radicais, devido aos regulamentos”, acrescentou Cardile. “Desenvolvemos uma nova asa dianteira que funciona em conjunto com um novo nariz, mas o chassis e as suspensões mantêm-se inalterados face ao SF1000.”
“Estes desafios não nos assustam. Iremos enfrentá-los como sempre: unidos e com os pés no chão, conscientes de que teremos de trabalhar muito para honrar o nome que representamos.”