A Federação Internacional do Automóvel adiou a libertação dos certificados relativos ao cumprimento do teto orçamental de 2021.
O órgão governativo do desporto motorizado tinha agendado para esta quarta-feira a emissão dos certificados de conformidade às equipas que tinham ficado dentro do limite de 145 milhões de dólares definido para a temporada passada.
No entanto, através de um comunicado lançado esta tarde, a FIA anunciou que os certificados só serão emitidos na segunda-feira que sucede o Grande Prémio do Japão.
O momento de divulgação dos certificados tem sido aguardado com especial expectativa após o surgimento de rumores de que a Red Bull e a Aston Martin tinham infringido os regulamentos financeiros.
“A FIA informa que a conclusão da análise às submissões financeiras de 2021 das equipas e a subsequente libertação dos Certificados de Cumprimento dos Regulamentos Financeiros não terá lugar nesta quarta-feira, 5 de Outubro”, lê-se no comunicado.
“A análise das submissões financeiras é um processo longo e complexo que está em curso e será concluído para permitir a libertação dos certificados na segunda-feira, 10 de Outubro.”
“Os Regulamentos Financeiros foram acordados por unanimidade por todos os concorrentes, que trabalharam de forma positiva e em colaboração com a Administração do Teto Orçamental da FIA ao longo deste primeiro ano ao obrigado dos Regulamentos Financeiros.”
“Tal como anteriormente comunicado, houve especulações e conjeturas significativas e não fundamentadas em relação a este assunto, e a FIA reitera que até à sua conclusão, não serão fornecidas mais informações.”
“A FIA reitera igualmente que quaisquer sugestões de que o pessoal da FIA tenha divulgado informações sensíveis são igualmente infundadas.”