A Force India admite que está a ser condicionada por um problema “fundamental” no VJM11.
A equipa baseada em Silverstone teve um início de temporada difícil e somou apenas um ponto nas duas primeiras corridas.
De acordo com a equipa, um problema descoberto já após os testes de pré-temporada está a dificultar o comportamento do carro nas curvas.
Quando lhe perguntaram qual o momento em que a equipa se apercebeu do problema, Andy Green, diretor técnico da Force India, disse: “Começou provavelmente entre os testes de Barcelona e Melbourne.”
“Tínhamos algumas dúvidas sobre a veracidade dos dados que recolhemos e precisávamos de mais testes para explorar o carro.”
“Tudo o que vimos até agora sugere que o problema é real, por isso temos tentado mudar algumas coisas. Mas até agora ainda não fizemos progressos nesse aspeto.”
Green disse que as indicações iniciais daquilo que refere ser um problema fundamental e oculto no VJM11 apontam para o facto de os dados do túnel de vento não se alinharem com o desempenho do carro na realidade.
“Não é um problema no túnel, é um problema em tamanho real”, afirmou. “O túnel e a dinâmica de fluídos computacional correspondem, mas infelizmente não correspondem à realidade.”
Green espera que as atualizações planeadas para o Grande Prémio de Espanha ajudem a solucionar o problema.
“Espero que tenhamos algo preparado a tempo de Barcelona”, disse. “Estamos a tentar encontrar uma solução rápida mas não começamos de uma folha em branco mas sim de um carro que já existe.”
“Com os recursos e o carro que temos demorará um pouco mais, talvez um par de corridas.”