Os pilotos de Fórmula 1 não serão autorizados a utilizar o DRS na última curva de Zandvoort, medida que poderá dificultar ainda mais a ultrapassagem no circuito holandês.
A adição de curva com uma inclinação de 18 graus no último setor do circuito representa uma das principais alterações levadas a cabo pelos organizadores do Grande Prémio dos Países Baixos antes da corrida que marcará o regresso da Fórmula 1 a Zandvoort.
O objetivo da redesenhada curva era permitir que os pilotos rodassem mais tempo a fundo e pudessem tirar partido do DRS para atacar o carro da frente numa pista conhecida por ter poucos pontos de ultrapassagem.
No entanto, a FIA optou por jogar pelo seguro ao fazer com que a segunda zona de DRS se inicie apenas após o banking, não descartando a possibilidade de reverter a decisão após a análise dos dados que recolherá ao longo do fim de semana.
“Fiquei surpreendido, mas não estupefacto”, disse Jan Lammers, diretor do Grande Prémio dos Países Baixos, sobre a decisão da FIA. “Acho normal que queriam olhar para os dados e ouvir as reações dos pilotos primeiro.”
“Penso que é sensato que tenham tomado essa decisão e que queiram analisar os factos primeiro. Mas penso que a FOM será a primeira a ajustar isso quando virem que é seguro fazê-lo.”