Max Verstappen diz estar ansioso por pilotar um monolugar de Fórmula 1 no limite na “muito especial” pista de Zandvoort, palco da edição de 2021 do Grande Prémio dos Países Baixos.
O piloto holandês, que reduziu no passado fim de semana a diferença para Lewis Hamilton no campeonato de pilotos ao triunfar num atípico Grande Prémio da Bélgica, mostrou-se entusiasmado por competir pela primeira vez em casa na Fórmula 1.
“Devo dizer que fizeram um trabalho incrível ao preparar isto tudo e em primeiro lugar ao acolher o Grande Prémio”, disse Verstappen sobre Zandvoort, que regressa ao calendário após um interregno de 36 anos.
“Espero que possamos ter um bom fim de semana de diversão, claro que com um bom resultado. É sempre isso que tentas visar, mas penso que podemos divertir-nos no sábado quando o combustível sair e virmos o quão rápido podemos rodar aqui. Espero que seja uma qualificação incrível com os carros leves.”
As remodelações realizadas com vista à adaptação do traçado aos carros de Fórmula 1 incluíram a adição de duas curvas com banking: a Curva 3 e a Curva 15, onde a inclinação chega aos 18 graus.
“Toda a gente está muito interessada nas curvas com banking e devo dizer que é muito especial quando fazes o track walk”, afirmou. “Não vês muito disso noutro tipo de pistas. Sem dúvida que lhe acrescenta algo. Claro que a última curva será facilmente a fundo, mas a Curva 3 dá-te mais oportunidades em termos das linhas que podes seguir.”
Sobre as prováveis dificuldades que os pilotos enfrentarão para ultrapassar na corrida, Verstappen acrescentou: “Penso que será difícil, mas vamos manter-nos positivos e esperar por amanhã.”
“Espero que possamos estar na frente no sábado, para não termos de nos preocupar muito com a ultrapassagem.”