Ross Brawn, diretor geral da Fórmula 1, fez um ponto de situação em relação à temporada de 2020: Início à porta fechada em julho, 18 ou 19 corridas e a extensão do campeonato até 2021 são algumas das hipóteses que estão a ser consideradas.
Esta terça-feira, o Grande Prémio do Canadá tornou-se a mais recente corrida a ser adiada devido à pandemia de coronavírus, o que significa que a temporada não começará antes do Grande Prémio de França, agendado para o final do mês de junho.
Brawn referiu que o objetivo da Fórmula 1 é iniciar a ação em pista o mais rápido possível, mesmo que isso implique a realização de eventos sem a presença de espetadores.
“Um dos grandes problemas para as equipas e para todos os envolvidos está relacionado com as viagens”, disse Brawn à Sky Sports. “Pode dizer-se que assim que chegássemos ao destino, seríamos bastante independentes.”
“Na nossa opinião, é provável que um começo na Europa seja mais favorável, e até pode ser um evento fechado. Poderíamos ter um ambiente muito fechado, com as equipas a chegarem em charters e a serem canalizadas para o circuito, onde garantiríamos que todos fossem testados e que não houvesse riscos para ninguém.”
“Ter uma corrida sem espetadores não é ótimo, mas é melhor do que nada. É preciso lembrar que existem milhões de pessoas que seguem o desporto em casa. Muitas delas estão isoladas e conseguir manter o desporto vivo seria um grande bónus para elas nesta crise. Mas não podemos colocar ninguém em risco.”
Brawn continua a acreditar na possibilidade de levar a cabo uma temporada com “18 ou 19 corridas” – um cenário que obrigaria a um começo no mês de julho e à realização de corridas em três fins de semana consecutivos por mais do que uma vez.
“De acordo com os estatutos da FIA, oito corridas é o mínimo para que haja um campeonato do mundo”, acrescentou. “Poderíamos realizar oito corridas se começássemos em outubro, é essa a data limite.”
“Mas há sempre a possibilidade de prolongarmos a temporada até ao próximo ano, isso está a ser explorado.”
“Se pudéssemos começar no início de julho, poderíamos fazer uma temporada de 19 corridas. Seria difícil, com três corridas consecutivas, um fim de semana de folga e mais três corridas consecutivas.”
“Olhamos para toda a logística e achamos que podemos realizar uma temporada de 18 ou 19 corridas se começarmos no início de julho.”