O carro que a Fórmula 2 utilizará a partir da temporada de 2024 foi esta quinta-feira revelado no paddock do circuito de Monza.
De acordo com os responsáveis do campeonato, o monolugar, que será utilizado em 2024, 2025 e 2026, foi concebido com o intuito de proporcionar aos jovens pilotos uma experiência o mais próxima possível de um carro de Fórmula 1 em termos de segurança, aspeto, sistemas, desempenho, sustentabilidade e acessibilidade.
O nariz, as asas dianteiras e traseiras e o fundo do carro foram alterados para encorajar as batalhas em pista e o motor Mecachrome de 3,4 litros com turbocompressor inclui novas características para acomodar o combustível sintético da Aramco que será introduzido em 2025.
O carro foi estreado em pista no passado mês de Julho pela colombiana Tatiana Calderón durante um shakedown em Varano e começará a ser entregue às equipas em Dezembro.
“A Fórmula 2 proporciona consistentemente excelentes corridas e atua como um importante campo de treino para os futuros membros da grelha da Fórmula 1”, disse Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1.
“Com a aproximação das filosofias de design dos dois carros, apoiaremos ainda mais este desenvolvimento. O novo carro da Fórmula 2 é também um símbolo importante para a nossa jornada de sustentabilidade, uma vez que a categoria continua a ser pioneira no combustível sustentável avançado, que passará a fazer parte da Fórmula 1 em 2026.”


