Leonardo Fornaroli garantiu o título da temporada de 2024 da Fórmula 3 em Monza, sucedendo assim ao brasileiro Gabriel Bortoleto.
O italiano, que ao contrário de muitos dos seus adversários não integra uma academia de uma equipa de Fórmula 1, realizou uma temporada pautada pela consistência, tendo chegado ao título sem conquistar qualquer vitória.
Fornaroli subiu por sete vezes ao pódio e terminou apenas duas das 20 corridas da temporada fora dos dez primeiros.
O piloto da Trident alcançou o título da forma mais dramática possível: na última curva do campeonato. Fornaroli caiu de segundo para quarto na penúltima volta da corrida e precisava de um terceiro lugar para superar o compatriota Gabriele Minì nas contas do título.
Na derradeira passagem pela curva Alboreto, Fornaroli lançou um ataque ao terceiro posto de Christian Mansell e conseguiu mesmo ascender ao lugar mais baixo do pódio, roubando assim o título a Miní, piloto da academia da Alpine.
Classificação do campeonato: 1°: Leonardo Fornaroli – 150 pontos; 2°: Gabriele Minì – 148 pontos; 3°: Luke Browning – 128 pontos; 4°: Arvid Lindblad – 113 pontos.