Foram muitos os pilotos que se estrearam na Fórmula 1 na semana passada, no Hungaroring. Mas quando é que os pilotos da atual grelha estiveram pela primeira vez em pista? Em alguns casos, é preciso recuar quase 20 anos…
Fernando Alonso
Em Dezembro de 1999, depois de vencer a Euro Open Nissan no seu ano de estreia nos monolugares, Fernando Alonso testou um Fórmula 1 da Minardi em Jerez.
Romain Grosjean
Depois de assumir o papel de piloto de testes da Renault, Grosjean realizou uma demonstração em Silverstone e experimentou o R28 pela primeira vez no teste da Fórmula 1 em Barcelona em Junho de 2008.
Felipe Massa
O brasileiro tornou-se campeão da Fórmula 3000 Euro Series em 2001 e, no final do ano, completou dois dias de testes com um Saber C20 na pista de Mugello.
Nico Hulkenberg
Nico Hulkenberg estreou-se com um Williams FW29 em 2007, no teste da Fórmula 1 em Jerez. O alemão surpreendeu ao ser mais rápido do que Kazuki Nakajima, que era um dos pilotos titulares da equipa.
Daniil Kvyat
Em 2013, com 19 anos, Daniil Kvyat estreou-se ao volante do Toro Rosso no teste de jovens pilotos da Fórmula 1 em Silverstone.
Sergio Perez
No final de 2010 – depois de ter sido vice-campeão na GP2 e assinado pela Sauber para 2011 – Sergio Perez experimentou o C29 no teste para jovens pilotos em Abu Dhabi.
Lewis Hamilton
Em Dezembro de 2004, Lewis Hamilton esteve pela primeira vez ao volante de um Fórmula 1 em Silverstone. O britânico completou 21 voltas com um McLaren-Mercedes MP4-19.
Jolyon Palmer
Em 2014, depois de ter sido campeão da GP2 Series, Palmer completou 37 voltas na sua estreia com um Force India no teste da Fórmula 1 em Abu Dhabi.
Carlos Sainz
Em 2013, no teste para jovens pilotos em Silverstone, Carlos Sainz esteve em pista para o seu primeiro teste com a Toro Rosso. No dia seguinte, o espanhol cedeu o volante do STR8 a Kvyat e testou com a Red Bull.
Kimi Raikkonen
Em 2000, depois de uma curta mas impressionante passagem pela Formula Renault, Raikkonen testou pela Sauber durante três dias em Mugello. O finlandês ficou a menos de um segundo do tempo de Michael Schumacher e garantiu um lugar na Sauber para 2001.
Esteban Ocon
O piloto entrou na Fórmula há um ano, com a Manor, mas foi a Lotus que lhe deu a oportunidade de experimentar um Fórmula 1 pela primeira vez, no teste de Abu Dhabi em 2014.
Stoffel Vandoorne
Em 2014, o piloto da McLaren impôs-se na sua estreia e esteve muito perto de igualar o tempo de Jenson Button no teste da Fórmula 1 em Barcelona.
Daniel Ricciardo
Em 2009, depois de se tornar campeão da F3 Britânica, Daniel Ricciardo liderou a tabela de tempos na sua estreia com o Red Bull no teste para jovens pilotos em Jerez.
Sebastian Vettel
Aos 18 anos – em 2005 -, como recompensa pelo título na Formula BMW alemã, Sebastian Vettel testou um Williams-BMW FW27 na pista de Jerez.
Kevin Magnussen
Kevin Magnussen juntou-se à McLaren em 2010 e testou pela primeira vez com a equipa em 2012, no teste para jovens pilotos em Abu Dhabi. O dinamarquês impressionou ao ser o mais rápido após três dias de testes com o MP4-27.
Pascal Wehrlein
Em Novembro de 2014, depois de Lewis Hamilton e Nico Rosberg lutarem pelo título em Abu Dhabi, Pascal Wehrlein esteve em pista com o Mercedes W05 para se estrear ao volante de um Fórmula 1.
Max Verstappen
Max Verstappen é o único piloto da grelha atual a ter-se estreado na Fórmula 1 numa sessão de um Grande Prémio. O holandês participou na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Japão de 2014.
Valtteri Bottas
Em 2011, dois meses depois de ter chegado ao título na GP3 Series, Valtteri Bottas esteve no teste para jovens pilotos em Abu Dhabi para testar pela primeira vez com a Williams.
Marcus Ericsson
Marcus Ericsson já não pontua desde o Grande Prémio de Itália de 2015, mas a sua estreia na Fórmula 1 foi ao volante de um carro vitorioso. Em 2009, o sueco tinha vencido a F3 Japonesa e teve a oportunide de testar o BPG 001 que deu o título de construtores à Brawn. Como se não bastasse, Ericsson esteve três dias em pistas e completou 136 voltas em Jerez.