Fórmula 1

Grande Prémio da Austrália: Factos e estatísticas da qualificação

Lewis Hamilton superou o outro Mercedes de Valtteri Bottas e conquistou a 84ª pole position da carreira em Melbourne. Confira aqui as estatísticas que marcaram a primeira qualificação do ano.

Hamilton igualou os recordes de Ayrton Senna e Michael Schumacher para o maior número de poles num local – todos os três com oito conquistadas num só circuito (Imola para Senna e Suzuka para Schumacher).

Hamilton também igualou Schumacher no que ao maior número de poles por uma equipa diz respeito, com esta a ser a 58ª do britânico pela Mercedes.

Mas nem tudo é estatisticamente bom para Hamilton, já que o piloto da Mercedes só conseguiu vencer em Melbourne por uma vez nos últimos seis anos, apesar de ter arrancado sempre da pole.

Sebastian Vettel alcançou a vitória no Grande Prémio da Austrália do ano passado após ter arrancado de terceiro – a mesmo posição que ocupará na grelha amanhã.

Max Verstappen parte da quarta posição para a corrida e nunca completou uma volta dentro dos três primeiros lugares em solo australiano.

Romain Grosjean qualificou-se na sexta posição pelo terceiro ano consecutivo em Melbourne. No entanto, o francês tem o pior registo da grelha ao nível de corridas terminadas na Austrália, já que soma cinco abandonos em Albert Park.

Pierre Gasly só foi eliminado na primeira fase da sessão de qualificação por uma ocasião com a Toro Rosso em 2018 – mas já repetiu o feito no seu primeiro Grande Prémio com a Red Bull.

Lance Stroll terminou em 16º e foi eliminado na Q1 pela quinta vez consecutiva – a sequência mais longa de qualquer piloto na grelha.

O oitavo lugar de Lando Norris representa a melhor estreia de um piloto da McLaren desde 2014.

O feito de Norris surgiu num ótimo dia para os três rookies do campeonato, uma vez que Alex Albon e George Russell também superaram os respetivos colegas de equipa.

É a primeira vez que a Williams, vencedora da primeira corrida realizada em Albert Park, vê ambos os seus carros serem eliminados na Q1 em Melbourne.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo